segunda-feira , abril 29 2024

Receita já colocou cerca de 865 mil declarações do IR 2024 na malha fina

Órgão federal faz o monitoramento das dclarações foto Marcello Casal Jr. AgBR

Rafaela Soares, do R7
Dados da Receita Federal mostram que ao menos 865.015 declarações do Imposto de Renda de 2024 possuem alguma pendência. A informação leva em conta todos os documentos enviados até domingo (7), que totalizam pouco mais de 11,5 milhões de declarações. Isso significa que 7,5% das pessoas que já enviaram os dados ao órgão precisam regularizar a situação (veja abaixo como consultar situação). Ao todo, a Receita espera receber 46 milhões de declarações até o dia 31 de maio, prazo final para o envio.
Os técnicos da pasta explicam que de documentações com inconsistências têm diminuído ao longo dos anos. No mesmo período do ano passado, a Receita havia recebido cerca de 11,4 milhões de declarações do Imposto de Renda de 2023, e pelo menos 1 milhão (10,4%) estavam retidas com alguma pendência de malha. O órgão estima que, atualmente, menos de 2% das declarações enviadas caiam na malha fina.
“Essa redução é fruto da autorregularização espontânea, através da consulta ao Extrato do Processamento (pela página da Receita ou pelo app Receita Federal)”, ressaltou a Receita.
Principais erros
A documentação enviada pelo contribuinte passa por análise dos sistemas da Receita Federal, onde as informações da pessoa física são cruzadas com as informações de outras entidades, como empresas, instituições financeiras e planos de saúde. Caso uma inconsistência seja encontrada, a declaração é separada para uma análise mais profunda, popularmente conhecida como “malha fina”.
Entre os principais erros cometidos, estão:
omissão de rendimentos: quando a pessoa não informa os rendimentos recebidos ou informa em valor inferior. Muitas vezes, isso acontece com os rendimentos recebidos eventualmente, por um trabalho temporário ou um serviço prestado ocasionalmente;
omissão de rendimentos dos dependentes: ao incluir um dependente na declaração, todos os rendimentos recebidos por ele também devem ser incluídos. Muitas vezes, filhos com menos de 18 anos de idade fazem trabalhos temporários e recebem remuneração. Toda remuneração recebida pelo dependente deve ser declarada;
despesas médicas não confirmadas: quando o valor declarado como despesa médica não foi confirmado pelo profissional, clínica ou hospital;
despesas médicas não dedutíveis: algumas despesas, por mais necessárias que sejam, não possuem previsão legal para dedução: massagista, nutricionista, enfermagem, compra de óculos, cadeira de rodas, medicamentos, vacinas, testes de farmácia (inclusive COVID-19). A exceção é quando essas despesas integram a conta emitida pelo estabelecimento hospitalar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.