terça-feira , abril 30 2024

Uma Janela Para A Vida: Feliz Convivência

O Meigo Jesus deixa claro que o Reino de Deus está entre nós, e que devemos em primeiro lugar buscar esse Reino, e que o restante ser-nos-á dado em acréscimo. Falando nisso, lembramo-nos das palavras do Mestre Divino, assim afirmando: “O homem bom do bom tesouro de seu coração retira o bem!” Concluímos então, que Santo Agostinho está muito certo quando nos recomenda esforços disciplinados para avançarmos mais depressa na caminhada evolutiva reservada para todos nós na eterna busca dos mundos felizes. Por enquanto, porém, só podemos desfrutar de momentos felizes. Aqueles que comporta nossas existências ainda grosseiras num mundo de expiações e provas. Mas nos acompanha a consoladora esperança de que não estamos sozinhos… O Senhor da Vida nos acompanha protetor, dizendo: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei !!!” O Divino Mestre, efetivamente é o Caminho E A Verdade e a Vida; é Ele o perfeito modelo que devemos seguir. Quando Ele diz: Aquele que me ama guardará os meus mandamentos e o Pai o amará, viremos para ele e nele faremos morada, Ele demonstra que vale a pena a gente se esforçar na senda do progresso. Porque só quando conseguirmos viver harmoniosamente com nossos semelhantes é que podemos ser efetivamente felizes. Seguir os mandamentos do Cristo consiste no continuo treinamento que tem como base o cultivo das virtudes. Suplicamos a Deus compreensão, tolerância e perdão, mas demoramos muito para aprender que a humildade é a virtude mãe, e que só a criatura humilde consegue compreender e perdoar o semelhante. Admiramos a feliz convivência das pessoas e admitimos que somente conseguimos viver bem, amando e perdoando as pessoas. Quando refletimos sobre as palavras do Divino Mestre afirmando que o Reino de Deus se encontra próximo… ou dentro de nós; bem poucos ainda compreendem o significado disso. Porque aprenderam erroneamente que Deus precisa ser agradado e bajulado para nos fazer coisas boas. Aí acreditam num Deus que só ama os bonzinhos… Acreditam, equivocadamente, que Deus pune e premia… E o que é pior, acreditam que Deus está distante e que somente será encontrado no Juízo Final.
Já está na hora de assumirmos nossa real condição de filhos do Altíssimo e sentirmo-nos sagrados, compreendendo que está ao nosso alcance o poder do perdão. O perdoar, e o perdoar-se e o perdoar o nosso semelhante. Que podemos mais: Podemos abençoar a vida…Podemos, sem medo, retirar o bem de nós mesmos e aplicá-lo em favor do nosso próximo. O Divino Mestre identificou em nós esse poder, quando afirmou: Sois Deuses! Assumamos então, a herança que é nossa.
Paz Profunda !
Natalício Serpa Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.