segunda-feira , maio 20 2024
Muitas cidades inundadas, pessoas feridas, desaparecida e famílias desabrigadas foto EPA-EFE REX SHUTTERSTOCK

BRASIL SOLIDÁRIO: Alta Floresta mobiliza ações para ajudar Rio Grande do Sul

Por Arão Leite
Alta Floresta – As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul há vários dias sensibilizam todo o Brasil. Pelo país à fora, muitos municípios, estados, instituições e milhares de pessoas de todas as regiões, se manifestam com doações de dinheiro, alimento, roupas, calçados, ajudando nos resgates e outras ações solidárias.
O estado de Mato Grosso não é diferente e praticamente todas as cidades polos se mobilizam com campanhas de arrecadação de todo o tipo de donativo, visando já encaminhar para o Rio Grande do Sul para onde equipes com cães farejadores já foram designadas pelo governo em busca de achar pessoas desaparecidas.
Alta Floresta ajudando
No município de Alta Floresta ao extremo norte de Mato Grosso iniciou uma campanha para arrecadação de alimento, cobertores, roupas e calçados. O Sindicato Rural, no Setor G, esquina com G-6, é o principal ponto de arrecadação, mas o quartel da Polícia Militar também abraçou a campanha e disponibilizou ainda todas suas corporações da região no extremo norte como pontos de arrecadação.
Uma transportadora tomou a inciativa e anunciou que levará todos os donativos arrecadados, sem cobrar qualquer custo ao município.
Atualizando com BBC News
As fortes chuvas que afetam o Rio Grande do Sul desde a semana passada já provocaram 83 mortes e afetaram 364 dos 497 municípios gaúchos.
Além disso, 129 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e 20 mil estão morando em abrigos, segundo os dados do boletim mais recente da Defesa Civil do Estado, divulgado às 12h desta segunda-feira (6/5).
O governo do Rio Grande do Sul ainda contabiliza que 850 mil pessoas foram afetadas pelo evento climático extremo. No total, 291 indivíduos estão feridos e 111 desparecidos.
As cidades com o maior número de óbitos são Cruzeiro do Sul (oito mortes), Gramado (sete), Veranópolis (cinco), Caxias do Sul (cinco), Lajeado (cinco) e Santa Maria (cinco). (com informações do BBC News)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *