segunda-feira , maio 20 2024

Cepesca autoriza pesca e transporte de onze espécies de peixes invasoras nos rios de MT

Está liberada da pesca do pirarucu em rios de Mato Grosso foto agriconline

Notícia Exata
Na última segunda-feira (18), o Conselho Estadual de Pesca (CEPESCA) publicou uma resolução, na edição do Diário Oficial autorizando a pesca de onze espécies exóticas invasoras de peixes nos rios das bacias hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins em Mato Grosso.
Conforme a resolução nº 02, de 07 de março de 2024, as espécies exóticas causam interferência negativa nas populações das espécies nativas das três bacias.
A CEPESCA entende que são exóticos aquelas espécies de peixes cuja incidência não é natural naquela bacia hidrográfica ou rio, alóctones, híbridos, ou da ictiofauna brasileira que causam interferência negativa nas populações das espécies nativas.
O artigo 2º diz que não será computado para fins de cota de captura e medidas mínimas os exemplares das espécies de peixes exóticos.
A reportagem do Notícia Exata entrou em contato com o chefe da unidade da SEMA em Alta Floresta, Vinicius Rezek, que destacou como ficará a pesca na região do rio Teles Pires.
De acordo com ele, ficou permitida a pesca e transporte das seguintes espécies: Tambaqui (Colossoma macropomum) (região do médio e alto dos rios Teles Pires e Juruena), Pirarucu (Arapaima gigas) (Rios Teles Pires, Juruena e seus afluentes), Tilápia (Oreochromis spp), Piraputanga (Brycon hilarii).
“Para a nossa região ficou permitida a tilápia, piraputanga, pirarucu em todos os rios e tambaqui ficou permitido na região do médio e do alto Teles Pires. Então, a região do médio Teles Pires é ali da balsa do Alcindo (Divisa de Carlinda com Novo Mundo), onde é a foz do rio Peixoto, sentido Nova Canaã do Norte, então é rio acima”, disse.
Esse liberação para tambaqui pega um trecho de Carlinda, Nova Canaã, Colíder, Nova Santa Helena, Itaúba, até chegar em Sinop. O alto Teles Pires já é de Ipiranga do Norte em diante, até Sorriso.
Conforme Vinicius, para a região do baixo Teles Pires que engloba o trecho para baixo da balsa do Alcindo, passando por Carlinda, Alta Floresta, Paranaíta, até Apiacás não pode capturar e transportar tambaqui.
Lista de Peixes Exóticos / Alóctones / Invasores / Híbridos nas Bacias Hidrográficas de MT
– Bacia do Alto Paraguai:
Tucunaré azul (Cichla piquiti)
Tucunaré amarelo (Cichla kelberi)
Tambaqui (Colossoma macropomum)
Tambacu (Colosoma macropomum x Piaractus mesopotamicus)
Pirarara (Phractocephalus
hemioliopterus)
Corvina (Plagioscion
squamosissimus)
Tilápia (Oreochromis spp)
Matrinxã (Brycon cephalus)
Pirapitinga (Piaractus brachypomus)
Pirarucu (Arapaima gigas)
– Bacia Amazônica:
Tambaqui (Colossoma macropomum) (região do médio e alto dos rios Teles Pires e Juruena)
Pirarucu (Arapaima gigas) (Rios Teles Pires, Juruena e seus afluentes)
Tilápia (Oreochromis spp)
Piraputanga (Brycon hilarii)
– Bacia Araguaia/Tocantins:
Tilápia (Oreochromis spp)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *