domingo , maio 19 2024
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CICLOFAIXA EM AF: Ciclistas agradecem a implantação, mas pedem mudança no horário de utilização

MT Esporte
A ciclofaixa que esta sendo implantada pela administração municipal será muito bem utilizada, pelo menos se depender dos ciclistas que diariamente se arriscam nas principais avenidas de Alta Floresta.
Um plano de mobilidade urbana idealizado pelo vereador tucano Dimilsinho da Brilho Jóias que caiu como uma luva para os praticantes desse esporte, que cada vez mais se utilizam da bicicleta, seja para o transporte, para o trabalho ou para o lazer.
O enorme contentamento por parte dos ciclistas com a implantação dessas ciclofaixas foi demonstrada durante o desfile de 43 anos de Alta Floresta, onde dezenas deles participaram do evento carregando uma enorme faixa de agradecimento ao executivo municipal: “O Grupo Pedala na Alta agradece a Prefeitura pela implantação da Ciclofaixa”. Apesar do enorme contentamento, os grupos de ciclismos existentes no município, solicitaram de forma oficial ao executivo municipal, para que seja feita alteração quanto aos horários de utilização dessas ciclofaixas. Ao invés das 20h00, eles solicitam que o horário de utilização se inicie as 19h00, pós horário de pico, e se estenda até as 06h00 do dias seguinte.
De acordo com informações repassadas por integrantes desses grupos, eles foram informados que há a viabilidade dessas alterações, uma vez que os horários de maior movimentação de veículos em Alta Floresta se encerra por volta das 18h40.
Em contato com o coordenador de trânsito do município, Messias, fomos informados que o restante dos serviços de demarcação e a colocação das placas de sinalização devem ser feitos até o final da próxima semana.
Ciclofaixa ou Ciclovia
O tema está em alta e nem todo mundo sabe qual a diferença entre elas. Como os próprios nomes já deixam claro, todas as modalidades incentivam o uso de bicicleta. Algumas somente para o lazer, outras para o transporte e para o trabalho.
O importante é deixar claro que a presença de ciclistas no espaço público não é uma questão a se concordar ou não. É um direito garantido pela Constituição e pelo Código Nacional de Trânsito: ciclistas têm os mesmos direitos de veículos, motos, ônibus e caminhões de trafegarem pelas vias de uso comum.
Existem somente duas exceções a isso: vias que possuem um espaço exclusivo para ciclistas e vias onde há placas sinalizando a regulamentação de que esse modal é proibido, normalmente por serem vias expressas com altos limites de velocidade.
Onde não existem estas duas exceções, ou seja, a maior parte do espaço público de todas as cidades do Brasil, a lei é clara: ciclista tem direito a trafegar nas vias de uso comum, pode ocupar uma vaga na faixa como faz um carro, e veículos e motos são obrigados por lei a manterem 1,5 m de distância lateral de cada ciclista. Em contrapartida como todos os outros meios de transporte, ciclistas devem respeitar as leis de trânsito estabelecidas e regulamentadas.
Vamos à diferenciação:
CICLOVIA – ciclistas são separados do tráfego comum e dos pedestres numa faixa exclusiva delimitada com obstáculos físicos como barreiras de cimento, micropostes.
CICLOFAIXA – idêntica à ciclovia porém não tem delimitação física, apenas cores e faixas separam os ciclistas dos demais.

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