domingo , maio 19 2024
Foto: Assessoria

Reunião de prefeitos do Alto Tapajós discutiu mudanças na implantação da UPA em Alta Floresta

Eliza Gund
ASCOM

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Alta Floresta foi buscada de forma regional através de um programa do Governo Federal, ainda na gestão municipal 2008/2012. A UPA deveria então, atender pacientes dos cinco municípios que compõe a região do Alto Tapajós. As obras tiveram início, e diante as dificuldades encontradas não foram concluídas. De encontro com a preocupação do prefeito Asiel Bezerra, em garantir a qualidade de atendimento aos munícipes, recentemente o Ministério da Saúde criou a possibilidade remanejar o projeto para atendimento local, podendo assim ser implantado um Pronto Atendimento (PA).
Na última sexta-feira (15) a Comissão de Gestores Municipais (CGM) Saúde Alta Tapajós se reuniu para discutir a cedência para o município de Alta Floresta. “A UPA não era somente do município de Alta Floresta, foi cadastrada como uma UPA regional para atender todos os municípios e eu sempre coloquei em reuniões que o município de Alta Floreta não tinha condições financeiras de abrir essa UPA para manutenção dela e atendendo todos os municípios da região. Hoje eu reuni com todos prefeito da região e eles concordaram em ter um Pronto Atendimento somente para Alta Floresta. E com isso estaremos terminando a obra”, apontou o prefeito de Alta Floresta.
“Essa UPA seria para todos os seis municípios do consórcio, seria uma coisa muito boa, lá atrás com os projetos que tinha, mas como não aconteceu e com esta nova lei, que o município pode usar ela da melhor maneira possível, todos nós decidimos em passar para Alta Floresta e o Asiel estar usando ela como PA, vai ser muito importante para os munícipes de Alta Floresta e mais ainda porque desafoga o nosso Hospital Regional e vai atender melhor a população de Alta Floresta e nossos munícipes também serão melhor atendidos no Hospital Regional. Acho que ficou satisfatório para todo mundo, para o Consórcio e para Alta Floresta”, destacou o prefeito de Apiacás, Adalto Zago.
Enquanto presidente do Alto Tapajós, o prefeito de Paranaíta, Toni Rufatto destacou que esta possibilidade de se transformar a UPA em P.A., “É uma ação que vem inclusive de encontro com as necessidades, inclusive do povo altaflorestense, nós nos reunimos com os prefeitos da região, nós dos outros municípios abrimos mão e estamos apoiando por unanimidade que este Pronto Atendimento seja feito em breve e possa apoiar sim na história do meu amigo prefeito Asiel Bezerra. É um marco na história de Alta Floresta e na gestão do meu amigo Asiel”, concluiu Rufatto.
O prefeito Asiel destacou que um estudo foi realizado para levantar os custos de conclusão o prédio, localizado no perimetral Rogério Silva, próximo ao Quartel do Corpo de Bombeiros Militar. Avaliada em torno de R$ 600 mil, Asiel destaca, “nós estaremos já iniciando as obras na semana que vem e creio que no período de um ano estas obras já estarão terminadas e nós estaremos abrindo u pronto atendimento para atender a população de Alta Floresta”.
A obra será realizada pelo projeto Nova Chance, que atualmente se encontra na fase de conclusão da obra da creche do bairro Jardim Panorama.
Estiveram presentes na reunião o prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra com a secretária de saúde Roberta Cordeiro. O prefeito de Apiacás Adalto Zago e a secretária de saúde Fabiana Pessoa. Prefeito de Paranaíta Toni Rufatto e a secretária Andréia Fabiana dos Reis. Vice-prefeito de Nova Monte Verde, Adauto Nequinho. Secretário de saúde de Nova Bandeirantes José Francisco da Silva Filho (Zé Padre) e a apoiadora do CGM Nívea Maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *